Redefinindo o trabalho

Como perseguir seu propósito e criar uma vida nos seus termos


Não há dúvida de que a pandemia alterou para sempre a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Muitas pessoas estão deixando - ou já deixaram - seus empregos em busca de mais dinheiro, mais flexibilidade e mais felicidade.

Na verdade, há algo quase existencial nessa tendência. Nos últimos anos, a pandemia fez com que as pessoas se perguntassem questões fundamentais sobre suas escolhas de vida e se elas se alinham com seus valores essenciais. Em última análise, isso levou a uma introspecção massiva centrada na velha questão: "Qual é o meu propósito?"


Tudo isso resultou em um fenômeno americano apelidado de "Grande Renúncia", que viu um recorde de 4 milhões de pessoas nos Estados Unidos deixarem seus empregos em abril de 2021.

Mas isso também teve efeitos globais. No Reino Unido, o número de vagas em aberto ultrapassou 1 milhão pela primeira vez em agosto de 2021.


E, de acordo com um estudo da McKinsey de setembro de 2021 em cinco países (Austrália, Canadá, Cingapura, Reino Unido e EUA), 40% dos trabalhadores deixariam seus empregos entre setembro de 2021 até março de 2022 sem novos empregos alinhados.

Essas estatísticas são a prova de que as pessoas estão priorizando seu bem-estar profissional de uma maneira totalmente nova.


Se você se encontra como um dos milhões de pessoas globalmente em uma encruzilhada de carreira e vida - talvez se perguntando qual é o seu propósito e como pode viver uma vida mais plena - você não está sozinho. Considere as seguintes etapas que podem ajudá-lo a redefinir seu trabalho.

DESACELERE E OUÇA


Quando você está ocupado trabalhando, pode ser difícil sintonizar o que realmente deseja. Acredita-se que a Grande Renúncia seja um produto da pandemia que obrigou as pessoas a desacelerar e enfrentar o que querem e para onde estão indo.


Quando a agitação da vida é removida, as pessoas muitas vezes experimentam o que está fermentando sob a superfície, o que pode incluir sentimentos de ansiedade, depressão e até dor crônica. Esses são frequentemente sinais do seu corpo de que você pode estar no caminho errado e que finalmente está "acordando" para fazer uma mudança.


Se você está se sentindo perdido, reserve um tempo para se desconectar e se concentrar em si mesmo meditando, fazendo ioga, escrevendo um diário e descansando. Nesses momentos de silêncio, você estará mais apto para ouvir e absorver o que vem a seguir: avaliar o que deseja.


AVALIE SUAS PRIORIDADES


Todo mundo tem prioridades diferentes, mas durante a pandemia, muitas pessoas perceberam que suas prioridades residiam em coisas além de ter um escritório sofisticado. A realidade da pandemia fez com que muitas pessoas se perguntassem questões fundamentais sobre suas escolhas de vida e se elas se alinham ou não com seus valores centrais.


Então, pergunte-se: o que eu valorizo? É tempo com os entes queridos, um horário flexível ou poder ser meu próprio chefe?

Então, avalie onde você está, perguntando-se: o que preciso para ser mais feliz? Pense em onde você está agora e nas mudanças que precisa fazer para criar felicidade e honrar as coisas que você valoriza.


CRIE UM PORQUÊ


O autor e palestrante Simon Sinek popularizou a ideia de um "porquê". Quando você é guiado por um porquê, ou uma declaração de propósito de vida, está fadado a ter mais sucesso. Um porquê vai mais fundo - ele puxa algo dentro de você que o impulsiona para a frente.


Talvez você queira aumentar sua renda, mas é provável que o fascínio por isso não seja apenas ter mais dinheiro.


Provavelmente tem muito mais a ver com o que o dinheiro pode proporcionar a você e sua família: liberdade, oportunidade, flexibilidade, segurança, experiências interessantes e assim por diante.


Seu porquê é o que o inspira a agir. E, principalmente se você trabalha por conta própria, seu porquê é o que o diferencia dos outros e também é o que inspira os outros a agir.


Sua declaração de "porquê" deve ser clara, acionável e focada em como você contribuirá para os outros. Sinek oferece uma fórmula simples para criar um: Para _____ então _____.


O primeiro espaço em branco representa a contribuição que você dá à vida dos outros por meio do seu "porquê", e o segundo espaço em branco representa o impacto dessa contribuição.

Seguindo essa fórmula, a própria declaração de "porquê" de Sinek é: "Inspirar as pessoas a fazerem as coisas que as inspiram, para que, juntos, possamos mudar o mundo." Pense nessa estrutura através das lentes da sua vida e veja o que surge.


TOME AÇÕES ALINHADAS AO SEU PROPÓSITO


Uma vez que você esteja claro sobre suas prioridades e seu "porquê", é hora de agir.


Pense nas etapas necessárias para aproximá-lo de seus objetivos e viver de acordo com seu propósito. É útil criar mini-metas para que seu propósito geral pareça mais alcançável. Por exemplo, se ter seu próprio negócio onde você faça a diferença na vida dos outros e experimente a liberdade se alinha ao seu propósito, quais são as etapas práticas que você precisa seguir?


Considere também quais hábitos e tarefas você realiza atualmente que não estão mais lhe servindo. Que mudanças você pode fazer para que tudo comece a se alinhar com o que você realmente deseja?


Ao abandonar situações que não estão mais lhe servindo, você liberará mais tempo e energia para se concentrar nas coisas que o aproximam de seus objetivos.


Se você está se sentindo preso ou não sabe o que fazer a seguir, pergunte-se: "O que eu faria se não tivesse medo?" A resposta a essa pergunta geralmente revela o caminho que você deve seguir em seguida.