Pesquisa da ABEVD e a participação dos jovens

O mercado de vendas diretas no Brasil tem passado por uma série de transformações ao longo dos anos, e esse cenário se intensificou ainda mais durante o período da pandemia, quando as vendas porta a porta foram interrompidas e o marketing digital ganhou força. Essas mudanças estão trazendo um novo dinamismo para a indústria e têm impactado diretamente o perfil dos empreendedores envolvidos no setor.

Uma pesquisa nacional encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) revelou que os jovens lideram o setor de vendas diretas no Brasil. De acordo com a pesquisa, quase metade dos empreendedores (49,5%) são jovens entre 18 e 29 anos.


Segundo a pesquisa, os principais motivos que levam os jovens a escolherem trabalhar nesse segmento são a flexibilidade de tempo (54,7%), a possibilidade de serem seus próprios chefes (54,4%) e a digitalização do processo. Esses aspectos são especialmente valorizados pelos novos empreendedores.

Também, é importante destacar que aproximadamente 63,5% desses jovens dedicam-se em tempo integral à atividade de vendas diretas, devido ao ambiente seguro para empreender, com baixo risco e investimento inicial.


O crescimento de jovens empreendedores que se dedicam integralmente à venda direta está, também, diretamente relacionado ao uso de ferramentas digitais. Aplicativos de mensagens, como o WhatsApp (79,9%), e redes sociais, incluindo Facebook e Instagram (71,3%), se tornaram os meios principais de vendas.

Os resultados do levantamento também revelam que as mulheres ainda são maioria (60%), por outro lado, o número de homens atuando no setor tem crescido nos últimos anos (40%).


A pesquisa, realizada em 2023, foi conduzida pela empresa norte-americana CVA Solutions a pedido da ABEVD.