O poder da mente

Como colocar a felicidade em primeiro lugar pode aumentar suas chances de sucesso


A fórmula parece fácil o suficiente. Se você trabalhar mais, alcançará seus objetivos e será bem-sucedido. O próximo passo lógico nessa jornada é a felicidade.


Mas e se tudo o que você aprendeu sobre felicidade e sucesso fosse virado completamente de cabeça para baixo? Imagine colocar sua felicidade em primeiro lugar e não apenas alcançar seus objetivos, mas fazê-lo com muito menos esforço.

Shawn Achor, pesquisador de Harvard e autor de "A Arte da Felicidade", diz que tudo o que você aprendeu sobre a correlação entre sucesso e felicidade não está apenas errado, é a razão pela qual tantas pessoas falham em atingir seus objetivos.


Falando em um evento global da Forever, Achor destacou uma mentalidade comum, mas falha, que se tornou predominante: vincular a felicidade a objetivos específicos. Você já se convenceu de que conseguir uma promoção, perder 15 quilos, comprar um carro novo ou receber um aumento vai te fazer mais feliz?


Isso não funciona porque a meta continua se movendo e você nunca chega lá.

"Alcançar a felicidade significa uma mudança de mentalidade", disse Achor. "Se nós enxergarmos o mundo através do mesmo padrão por muito tempo, nosso cérebro manterá esse padrão mesmo que não esteja funcionando."

"Em Harvard, descobrimos que se alguém aumenta seus objetivos de sucesso para os próximos cinco anos, os níveis de felicidade se estabilizam", disse Achor. "No entanto, os níveis de felicidade aumentam quando você aprofunda as conexões sociais de alguém, aumenta seu otimismo e eleva seus níveis de gratidão."


Achor e sua equipe de pesquisadores descobriram que a felicidade pode realmente ser uma escolha. Mais importante ainda, quando você escolhe ser feliz, todos os indicadores convencionais de sucesso melhoram como resultado.

O PODER DA GRATIDÃO


Achor e sua equipe passaram anos investigando como as pessoas podem aumentar seus níveis de felicidade e, como resultado, suas chances de sucesso. Isso levou a uma descoberta impressionante: o imenso poder da gratidão.

"Perguntamos a um grupo de pessoas para escrever três coisas pelas quais estavam gratas todos os dias", disse Achor. "Até o terceiro dia, as pessoas estavam repetindo as mesmas três coisas, então não houve mudança. No entanto, se você pensar em três coisas novas e diferentes todos os dias durante um período de 21 dias, funciona!"

Os participantes não apenas escreviam três coisas pelas quais estavam gratos todos os dias, mas também o motivo. Achor diz que escrever o "porquê" é tão importante quanto o "o quê".

O exercício mostrou que simplesmente reservar um tempo para ser grato pode elevar as pessoas mais alto na escala de felicidade do que o esperado. Por exemplo, um pessimista de baixo nível poderia se tornar um otimista de baixo nível em apenas 21 dias. Ao continuar com o exercício de gratidão, esse otimista de baixo nível pode se tornar altamente otimista.


Antes deste experimento, a sabedoria convencional era que se você nascesse pessimista, morreria pessimista. O teste de gratidão mostra que esse não é o caso.

"Felicidade, alegria, significado, otimismo, não possuímos esses sentimentos. São coisas que compartilhamos com outras pessoas."

Gratidão na prática:


• Pergunte a si mesmo onde você está em uma escala de muito pessimismo a muito otimismo.


• Escreva três coisas pelas quais você é grato e por quê, todos os dias, durante 21 dias.


• Pense nas pequenas vitórias e nas pessoas que o ajudaram a alcançá-las.


• Mantenha um diário para registrar seu progresso.


• Como o seu otimismo melhorou?

O PODER DA CONECTIVIDADE


A felicidade não é algo que acontece isoladamente. Isso não significa, no entanto, que pessoas com mais amigos ou extrovertidas sejam mais felizes. O simples ato de expressar alegria ou compaixão pode elevar o espírito das pessoas ao seu redor.

"Nossos cérebros são projetados para estar conectados sem fio", disse Achor. "Não apenas processamos o mundo, estamos co-processando o mundo com outras pessoas. Felicidade, alegria, significado, otimismo, não possuímos esses sentimentos. São coisas que compartilhamos com outras pessoas."

Achor e sua equipe conseguiram confirmar o que já suspeitavam sobre o poder da conectividade. As pessoas se tornam mais criativas quando estão ao redor de pessoas criativas. Elas são mais engraçadas ao redor de certas pessoas. Introvertidos que estão cercados por mais introvertidos agem como extrovertidos nesse grupo. Os traços que vemos como individuais estão, na verdade, profundamente interconectados.


"Se você escaneasse meu cérebro enquanto eu estivesse sorrindo, partes do meu cérebro mostrariam que estou sorrindo", disse Achor. "Mas se você escanear meu cérebro quando eu não estiver sorrindo, mas então mostrar uma imagem de alguém sorrindo, pequenas partes do meu cérebro começarão a se ativar como se eu estivesse sorrindo. Mas eu não estou sorrindo, a pessoa na imagem está sorrindo. No entanto, antes que eu possa me conter, quando vejo a imagem, meu cérebro libera uma substância química chamada dopamina em meu sistema e isso aumenta meus níveis de felicidade, me fazendo sorrir."

Enquanto os sorrisos são contagiantes, o estresse, a negatividade e a ansiedade também o são. Assim como a fumaça de segunda mão, o estresse de segunda mão pode afetar sua saúde. Por outro lado, o otimismo de segunda mão pode ajudar a elevar o espírito das pessoas ao seu redor.

Em um experimento, Achor e sua equipe escolheram pessoas que expressavam um alto nível de alegria, compaixão e felicidade e as colocaram em um grupo com pessoas que mostravam sinais de depressão. Os resultados foram notáveis. As pessoas que mostravam sinais de depressão sorriam mais e ficavam mais animadas.


Isso mostrou que tentar lutar contra a infelicidade ou a apatia é muito menos eficaz do que introduzir positividade. Um ato tão simples quanto sorrir ao entrar em uma sala pode mudar toda a dinâmica de uma situação.


"Colocamos livros sobre felicidade na seção de autoajuda de uma livraria", disse Achor. "Mas a felicidade, quando você tenta criá-la por si mesmo, é limitada. A única maneira de ver a maioria do seu potencial é se conectar com outras pessoas. Escolha brilhar mais juntos em vez de em competição e comparação com os outros. Quando você faz isso, sua taxa de sucesso será muito melhor."

Conectividade na prática:


Seja o primeiro a sorrir ao entrar em uma situação tensa e observe a mudança dinâmica.


Pense em novas maneiras de trabalhar junto com as pessoas e compartilhar em seu sucesso, em vez de competir com elas.


Procure por pessoas positivas, engraçadas e criativas e veja o que a presença delas desperta em você.

Celebre as pequenas vitórias e faça deste o seu melhor ano até agora.


Seu cérebro recebe 11 milhões de informações a cada segundo da sua vida, mas só pode processar 40 bits de informação por segundo. Achor diz que se você está procurando por aspectos negativos, aborrecimentos, reclamações e ameaças, está roubando da parte do seu cérebro que lida com gratidão, conexão e otimismo.


Felizmente, sua lista diária de gratidão, ênfase no trabalho em equipe e aumento da conectividade já o colocaram no caminho de uma mudança dramática de mentalidade. Mantenha seus objetivos em mente, mas celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho. Você correu uma milha extra, fez uma apresentação de negócios incrível ou fez uma nova conexão? Dê a si mesmo o reconhecimento que você merece.


Mais importante ainda, não deixe contratempos colocá-lo de volta na mentalidade de procurar por aspectos negativos. Seja grato, aberto aos outros e sorria mais. Este pode ser o seu melhor ano até agora!

"Mantenha seus objetivos em mente, mas celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho..."