O medo não é uma demonstração de fraqueza ou covardia. Ao contrário, é uma reação involuntária e da nossa natureza, com a qual convivemos ao longo de nossas vidas.

Várias situações podem desencadear essa emoção e, nesses momentos, o cérebro é ativado involuntariamente quando determinados estímulos estressantes liberam substâncias que agem no coração, na respiração e, também, no processo de contração dos músculos.


É a tradicional reação de preparo para uma luta ou fuga, pois o medo está associado ao nosso instinto de sobrevivência.


O medo é uma emoção que tem o objetivo de preservar a vida, já que nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de praticarmos alguma ação, além de nos ajudar a responder de forma imediata em momentos de perigo.


Uma pesquisa de um jornal britânico demonstrou que o receio de falar em público era o maior medo de 41% dos entrevistados, superando até o temor de falta de dinheiro ou mesmo o receio em relação à morte e à doença.


Considerando que é uma emoção normal que convive conosco ao longo das nossas vidas para evitar que corramos riscos, é importante saber controlar o medo em determinadas situações, para que ele não seja um obstáculo que nos impeça de superar nossos limites ou dificulte a forma de nos relacionar melhor com os outros.

Se você tem medo de altura, andar de avião ou falar em público, não seria o momento de controlar e encarar esses medos para que eles não sejam impeditivos em sua vida?


Não negue o seu medo. Aceitando-o, você estará pronto para entender a melhor forma de lidar com ele. Evite também pensar negativamente, e não tente se convencer de que algo é tão difícil ou complicado que você não terá coragem de superar.


Pensamentos positivos são um forte suporte para impedir que o medo domine nossas vidas. Acreditar e pensar de forma positiva gera uma energia com grande influência no nosso cérebro. Concentre-se em coisas boas na sua vida para aumentar sua positividade.


A nossa atividade depende de cada um de nós. Portanto, a nossa condição física e mental é importantíssima. E a forma como lidamos com essa questão reflete naqueles que nos cercam.

Confie em si mesmo! Este é o segredo, o ponto de partida para que você tome todas as decisões que precisarão ser tomadas.

Tenha fé e esperança, elas são componentes que fortalecem a nossa resiliência. E uma pessoa resiliente e com capacidade de se adaptar em situações difíceis tem mais condições de evoluir.


Como melhorar a sua resiliência?


  • Desenvolva a capacidade de solucionar problemas;
  • Tenha apoio de pessoas que você confie;
  • Trabalhe sua automotivação;
  • Acredite em suas habilidades e cultive a sua autoimagem;
  • Entenda as mudanças como parte da vida;
  • Encontre o seu propósito;
  • Pratique o otimismo.


Vamos tentar?


Sucesso Forever,

Fernando Junqueira

Country Manager Forever Brasil

2022- Todos os direitos reservados.